quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Vectra / Cruze (Chevrolet)


Com o crescimento do Corolla e do Civic no segmento de sedãs médios no país, a Chevrolet resolveu criar uma versão brasileira do Vectra em 2005. Incorporou a plataforma da Zafira, o que garantiu o bom espaço interno. Embora defasada, a estrutura tinha elevada rigidez torcional e suspensões bem acertadas. Sob o capô, mais economia: os antigos motores Família II. A versão Elegance trazia o 2.0 (121/128 cv) e a top Elite tinha o 2.4 16V (146/150 cv), ambos criticados pelo desempenho contido e pelo consumo elevado. Grande, bonito e bem equipado, o Vectra também agradou com a garantia de três anos e passou a liderar o segmento. Mas logo decepcionou com o acabamento das primeiras unidades, que estavam abaixo do padrão esperado. Após o New Civic, o Vectra perdeu o apelo da novidade e a liderança. A GM tentou reagir em 2007 com o Expression, que trazia ar, direção e trio, abrindo mão de computador de bordo, ABS e roda de liga. Em 2008, veio o Elite 2.0.
A chegada do novo Corolla em 2008 deixou o Vectra em maior desvantagem competitiva. Em 2009, foi lançado o Vectra Next Edition, um discreto face-lift, pequenas alterações no acabamento e uma revisão no motor 2.0, que subiu para 133/140 cv e aposentou o motor 2.4.
O Chevrolet Cruze chega ao Brasil disposto a colocar a GM de volta na briga no segmento dos sedãs médios, já que o Vectra, que saiu de linha, estava com baixas vendas e design ultrapassado. Com plataforma global e a nova identidade visual da GM, o Cruze já estava disponível em algumas concessionárias e as entregas começam a ser feitas na segunda quinzena de setembro. Fabricado na planta de São Caetano do Sul, o Cruze chega em três versões de acabamento: a LT manual, por R$ 67.900, a LT automática (R$ 69.900) e a LTZ (R$ 78.900).
O sedã já vem em sua versão de entrada, a LT manual, com itens de série como faróis de neblina, direção elétrica, ar-condicionado digital, freios ABS com EBD, airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, volante multimídia com piloto automático e conexão Bluetooth e USB. A LT automática acrescenta sensor de chuva, revestimento em couro nos bancos e transmissão automática de seis velocidades com trocas no volante. Já a LTZ vem com roda de liga leve, tela de 7 polegadas para a central multimídia, revestimento em couro no painel, GPS e botão de partida. Sob o capô, o Cruze vem com o novo motor Ecotec flex 1.8 16V, que entrega 144 cv de potência e 18,9 mkgf de torque quando abastecido com etanol. Uma das novidades do propulsor é o duplo comando de válvulas continuamente variável. Segundo a GM, a versão manual atinge 100 km/h em 10,8 segundos e alcança 204 km/h.

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