quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Porter: Rivalidade entre concorrentes

A montadora Toyota, possui como principais concorrentes no mercado brasileiro as montadoras Volkswagen, General Motors, Ford e Fiat, montadoras essas que estão no mercado brasileiro a mais tempo que a montadora japonesa. Pode-se dizer que  mercado automobilístico brasileiro é bastante consolidado, visto que mais de 50% do share de mercado se concentra entre essas cinco montadores. A rivalidade entre elas é considerada bastante alta, principalmente em função da conjuntura internacional do setor que passa por crise.

Em função da crise, o foco das empresas se volta para os mercados emergentes, que crescem em velocidade avassaladora, dentre esses, se situa o Brasil, que teve um crescimento forte no setor no primeiro trimestre de 2011.

A produção total de veículos bateu novo recorde, 902,1 mil unidades, 7,8% superior ao mesmo período do ano anterior. As vendas totalizaram 825,2 mil unidades, 0,5% inferior quando comparado com 2010. As exportações totalizaram 195,7 mil unidades, crescimento de 14,3%. Já as importações, continuam em ritmo intenso, chegando a 181,9 mil unidades nos três primeiros meses do ano, quase 30,0% superior a 2010.

Vale lembrar que esse crescimento ocorreu mesmo com as medidas governamentais que teoricamente prejudicaram o setor, como a volta da cobrança do IPI.

A comunicação dos players ocorre de forma bastante intensa, com inserções constantes de anúncios promocionais e de lançamentos por parte de todas as montadoras. Essa comunicação ocorre nas mídias de massa, as chamadas above the line, visto que pretendem atingir amplas camadas sociais, principalmente a classe C, que expandiu de forma expressiva nos últimos anos, tem poder de compra e que hoje representa cerca de 40% da população.

Além disso vale lembrar que a forma pesada com que as montadoras investiram e investem no setor é um meio de observar o quão ele é competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário