quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Clientes e consumidores: quem são?

            O perfil dos consumidores da Toyota são caracterizados tanto por homens quanto por mulheres, de 30 anos ou mais, pertencentes à classe A/B, que trabalham e tem uma condição de vida estável, pois geralmente ocupam um cargo significativo dentro de uma empresa. Em sua maioria, possuem uma família formada e levam um estilo de vida com qualidade e comodidade. Durante a semana, querem um carro, em que a utilidade seja o principal diferencial. O cliente quer um automóvel para que possa se movimentar da casa ao trabalho e vice-versa. Durante o fim de semana, essa pessoa quer um carro que ofereça conforto e bem-estar para si mesmo e para toda a família. Além disso, são pessoas que tem fácil acesso a bens e serviços de boa qualidade e são fiéis às marcas que lhe garantam a entrega do melhor benefício. Eles querem praticidade, comodidade e variedade e estão dispostos a pagar mais por isso.
            Em relação às preferências, são pessoas que gostam de tecnologia e modernidade. Ao comprar um carro, avaliam sua elegância, inovação e segurança. Apesar disso, buscam um carro conservador, e, por este motivo, a Toyota segue uma cultura baseada na tradição. Para aliar esse conservadorismo com a novidade, o público-alvo valoriza a questão da inovação tecnológica, que lhe proporcione praticidade  e comodidade no dia-a-dia. Durante o processo de compras, esses clientes, em sua maioria, vão analisar a potência do motor, exigir que ele tenha um acabamento diferenciado e luxuosos (bancos de couro, apliques nos painéis das portas, retrovisor com ajuste e rebatimento elétrico, comandos do rádio e do computador de bordo no volante), um número “x” de cavalos, etc. A compra é feita por meio de uma análise completa e baseada na opinião de experts do assunto. Pode-se dizer que o design e todo o conjunto do carro definem a personalidade de seu comprador.
            O consumidor da Toyota não é um cliente que vai até a concessionária e busca pelo automóvel com preço mais baixo que lhe entregue somente o necessário. Ele está disposto a pagar mais para ter um benefício superior no mercado. Por isso, são pessoas com quem deve-se trabalhar um relacionamento forte e a longo prazo, já que são consumidores que provavelmente, voltarão a comprar outro carro da marca no futuro e que são fiéis à ela. Esse cliente não possui um mesmo carro por muito tempo, está em constante mudança, de forma a alinhar-se ao que o mercado oferece. Ele se preocupa em renovar-se e em adquirir novidades. Por isso, podem ser grandes formadores de opinião.
            O comportamento de compra do cliente da Toyota se resume às seguintes etapas:

Ele irá avaliar atenciosamente todo o conjunto das ferramentas e utilidades que o carro possui. Se a análise for positiva, a aquisição será feita. Mas existe um processo pós-compra, a opinião deste consumidor é fundamental para a empresa, de forma que esta esteja sempre em sintonia com seus públicos e melhore constantemente seu produto, criando relacionamentos fortes e duradouros.
            Um ponto válido a ser destacado é a desvinculação dos carros Toyota com a colônia japonesa. Alguns anos atrás, o carro japonês ainda era muito estereotipado como “carro de japonês”, o que afugentava potenciais consumidores. A qualidade total apresentada na última década, no entanto, minou essa imagem percebida e o carro caiu no gosto dos demais.

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