quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Civic (Honda)



O Honda Civic possui três versões: as já conhecidas LXS, versão de entrada, e EXS, considerada top de linha, receberam a companhia da LXL. A versão EXS, por exemplo, dispõe de uma série de detalhes como ar-condicionado digital (as versões LXS e LXL contam com ar-condicionado manual) e hodômetro digital que também indica temperatura externa e o consumo médio.
A motorização do New Civic remete à economia e à potência. A versão 2011 vem equipada com o propulsor i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.200 rpm, na utilização de álcool, e 138 cv também a 6.200 rpm, quando for apenas gasolina. Seu torque é 17,5 kgf.m a 5.000 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.300 rpm (álcool). Todos os motores são equipados com a tecnologia de injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que transmite ainda mais confiança ao condutor.
Todas as versões são produzidas com direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering), que não consome energia do motor e oferece uma dirigibilidade mais prazerosa. No mesmo período, o sistema ECU (Electronic Central Unit) sofreu uma adequação da rotação para a troca automática das marchas. Além disso, o New Civic dispõe de um sensor de marcha lenta, que, entre outros detalhes, oferece um funcionamento suave do motor. No item segurança, o veículo dispõe da avançada tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), de segurança ativa e que está disponível na versão EXS. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.
Além disso, apresenta em todas as versões freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que distribui a força de frenagem de maneira uniforme, evitando desvios de trajetória em frenagens mais severas. O modelo possui, ainda, airbags frontais (SRS) e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Além disso, conta com a tecnologia de estrutura ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvida para absorver, com mais segurança, impactos frontais.
O modelo possui o i-VTEC 2.0l DOHC, como o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, o modelo alcança 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1. Tudo isso sem o auxílio de compressores ou turbinas e preservando a economia de combustível.
O Civic também conta com os sistemas VSA (Vehicle Stability Assist), equipamento que auxilia no controle da estabilidade, e de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), tornando-a mais leve em baixas velocidades e precisa em altas. Além disso, a transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential) distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.

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