quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Poder de negociação com os clientes

Em função da crescente competitividade do setor automobilístico e do crescente poder de compra da população brasileira, assim como o maior acesso a informação não só do produto como um todo (itens, preço, durabilidade) mas também de tendências mundiais, pode-se dizer que o poder de barganha do consumidor aumentou perante a indústria.

O consumidor atual é exigente. Hoje em dia, faz-se premente a necessidade  de produzir-se automóveis mais leves, econômicos e menos poluentes levando a indústria automobilística a modificar formas e projetos de fabricação de veículos exigindo uma grande reestruturação.

Além disso, o consumidor busca as melhores formas de pagamento, mais prazo, principalmente os compradores da classe C.

Em função da globalização o consumidor agora pode comprar produtos de qualquer parte do planeta e de forma rápida, devido ao avanço da internet. Matérias- primas e insumos estando inclusos. Essa nova ordem mundial obrigou as montadoras a fixarem mais os preços e abrirem mão de margens exorbitantes ter a “cara” do cliente.

No fundo, ainda, há um nítido cartel das montadoras que seguem competindo por diferenciação, jamais por preço, alcançando margens pornográficas de lucro e remessa de resultados para o exterior.


Levando em conta essa realidade, a estratégia genérica da Toyota é a de diferenciação, visto que o setor atua no âmbito de toda a indústria, buscando oferecer um produto único para seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário